Translate

martes, 14 de enero de 2014

Casa do Mexicano em Braga!!!!

Palácio do Raio ou Caso do Mexicano





O imaginário português é povoado de inúmeras referencias do México, caso disso é o Palácio do Raio ou Casa do Mexicano que é um convite a observar o barroco joanino na arquitectura civil. O nome de Casa do Mexicano é referido pela sua decoração interior, embora os registo históricos não estejam devidamente desenvolvidos para explorar esta designação. Mas aqui deixamos nota!

Palácio do Raio, também referido como Casa do Mexicano localiza-se na freguesia de São José de São Lázaro, cidade e concelho de Braga.

Constitui-se em um palácio, erguido entre 1754-1755 por encomenda de João Duarte de Faria, poderoso comerciante de Braga, com projeto do arquitecto bracarense André Soares.
O imóvel foi vendido em 1853 por José Maria Duarte Peixoto, a Miguel José Raiovisconde de São Lázaro, ficando desde então conhecido como "Palácio do Raio". O visconde, nascido em Braga, fizera fortuna no Brasil. Em 1863, abriu a rua em frente ao palácio, para permitir uma melhor visão da sua casa e poder construir duas habitações para as suas filhas.
Com o seu falecimento, em 1882 os herdeiros venderam o palácio ao Banco do Minho que, por sua vez, o revendeu, no ano seguinte (1883) à Santa Casa de Misericórdia, que nela instalou alguns serviços do Hospital de São Marcos.
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1956. (Fonte: Wikipédia)




No hay comentarios.:

Publicar un comentario