Palácio do Raio ou Caso do Mexicano
O imaginário português é povoado de inúmeras referencias do México, caso disso é o Palácio do Raio ou Casa do Mexicano que é um convite a observar o barroco joanino na arquitectura civil. O nome de Casa do Mexicano é referido pela sua decoração interior, embora os registo históricos não estejam devidamente desenvolvidos para explorar esta designação. Mas aqui deixamos nota!
O Palácio do Raio, também referido como Casa do Mexicano localiza-se na freguesia de São José de São Lázaro, cidade e concelho de Braga.
Constitui-se em um palácio, erguido entre 1754-1755 por encomenda de João Duarte de Faria, poderoso comerciante de Braga, com projeto do arquitecto bracarense André Soares.
O imóvel foi vendido em 1853 por José Maria Duarte Peixoto, a Miguel José Raio, visconde de São Lázaro, ficando desde então conhecido como "Palácio do Raio". O visconde, nascido em Braga, fizera fortuna no Brasil. Em 1863, abriu a rua em frente ao palácio, para permitir uma melhor visão da sua casa e poder construir duas habitações para as suas filhas.
Com o seu falecimento, em 1882 os herdeiros venderam o palácio ao Banco do Minho que, por sua vez, o revendeu, no ano seguinte (1883) à Santa Casa de Misericórdia, que nela instalou alguns serviços do Hospital de São Marcos.
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1956. (Fonte: Wikipédia)
No hay comentarios.:
Publicar un comentario